Glossário

Sabe mais

Aqui encontra disponível os principais termos, siglas e “chavões” do Marketing Digital e Web Analytics.

ABCDEFGHIJLMNOPQRSTUVXZYW


A

Analytics

Toda a informação gerada pela recolha de dados e estatísticas das plataformas em que se está presente no ambiente digital.

Algoritmo

Fórmula matemática ou processo estatístico utilizado para executar a análise de dados.

Aplicações

Software que permite a um computador executar uma determinada tarefa.

Anonimização

Processo de tornar os dados anônimos, de forma a impedir que os dados presentes e os seus registos possam ser ligados a pessoa, assim como, da origem dos registos.

API (Application Program Interface)

Conjunto de padrões e instruções de programação para aceder ou criar aplicações de software baseados na Web.

Artificial Inteligence

A aparente capacidade que uma máquina tem de aplicar as informações obtidas através da experiência anterior com precisão a novas situações.

Análise de classificação

Processo sistemático para obter informações importantes e relevantes sobre os dados (metadados) e atribuir esses dados a determinado grupo ou classe específica.

Análise do fluxo de cliques

Análise da atividade na web dos utilizadores através dos itens que são clicados numa página.

Análise de Clustering

Processo de identificação de objetos que são semelhantes entre si e agrupá-los para entender as diferenças e as similaridades nos dados.

Análise de correlação

Meio utilizado para determinar uma relação estatística entre variáveis, geralmente com o objetivo de identificar fatores preditivos entre as variáveis. É uma técnica para quantificar a força da relação linear entre duas variáveis.

Análise comparativa

Análise de dados que compara dois ou mais conjuntos ou processos de dados com o intuito de detetar padrões em conjuntos de dados muito grandes.

Agregação de dados

Processo de recolha de dados de várias fontes com o objetivo de gerar relatórios ou análises.

Analista de dados

Pessoa responsável pelas tarefas de modelagem, preparação e limpeza de dados com o objetivo de obter informações acionáveis ​​a partir dos mesmos.

Análise de dados

Processo utilizado para examinar grandes conjuntos de dados com foco na descoberta de padrões, correlações, tendências, preferências do cliente entre outras informações úteis sobre negócios. O resultado final pode ser um relatório ou uma ação executada automaticamente com base nas informações observadas.

Análise comportamental

Análise de dados sobre o comportamento dos utilizadores para compreender a intenções e prever ações futuras.

Análise descritiva

A análise descritiva, é utilizada para descrever as principais tendências encontradas na análise dos dados existentes e resumir os dados.

Análise preditiva

Utilização de funções estatísticas num ou mais conjuntos de dados para prever tendências ou eventos futuros. Através da análise preditiva de dados é possível utilizar técnicas avançadas como prospeção de dados, machine learning e processos estatísticos avançados para estudar dados recentes e históricos e assim poder fazer previsões sobre o futuro. Pode ser utilizada para prever o clima, prever o que os clientes irão comprar, visitar e qual o seu comportamento num futuro próximo.

Análise prescritiva

A análise prescritiva baseia-se na análise preditiva ao incluir ações e tomar decisões orientadas por dados, através da observação dos impactos de várias ações.

Análise de texto

Aplicação de técnicas estatísticas, linguísticas e de machine learning em fontes de dados baseadas em texto para extrair significados ou insights.

Análise de regressão

Uma técnica de modelagem usada para definir a associação entre variáveis. A regressão pode ser usada para explicar o passado e prever eventos futuros.

Análise de sentimentos

Aplicação de funções estatísticas e teoria de probabilidades a comentários feitos por pessoas na Web ou nas redes sociais para determinar como se sentem em relação a um produto, serviço ou empresa.

Análise Exploratória

Abordagem à análise de dados com foco na identificação de padrões gerais nos dados, incluindo discrepâncias e características dos mesmos que não são antecipados pelos conhecimentos ou preconceitos atuais do pesquisador. A EDA tem como objetivo testar suposições, detetar erros e entender as relações entre variáveis.


B

Big Data

A Big Data refere-se aos conjuntos de dados cujo tamanho está para além da capacidade das ferramentas típicas dos softwares de bancos de dados de capturar, armazenar, gerir e analisar.

Business Intelligence

Compreende um conjunto de estratégias e tecnologias usadas pelas empresas para a análise de dados de informações do negócio.

Banco de dados

Estrutura digital na qual os dados são guardados e organizados.

Bounce

Bounce acontece quando a sessão de um utilizador contém apenas uma única visualização de página.

C

Cloud

Termo amplo que se refere a qualquer aplicação ou serviço baseado na Internet e que se encontra hospedado remotamente.

Computação em Cloud

Sistema de computação distribuído, hospedado e executado por servidores remotos e acessíveis em qualquer lugar na Internet.

Computação em rede

Conexão de diversos sistemas de computadores em diferentes locais, geralmente via cloud, de forma a atingir um objetivo comum.

Computação de alto desempenho

Uso de supercomputadores para resolver problemas de computação altamente complexos e avançados.

Cientista de dados

Profissional que extrai da Big Data dados brutos, analisa-os e procura obter insights.

Ciência de dados

Disciplina que engloba estatística, visualização de dados, programação de computadores, prospeção de dados, machine learning e engenharia de banco de dados para resolver problemas complexos.

D

Digital Analytics

A Digital Analytics engloba a recolha, mensuração, análise, visualização e interpretação de dados digitais que ilustram o comportamento dos utilizadores nos websites e aplicações para dispositivos móveis.

Deteção de anomalias

Processo de identificação eventos inesperados num conjunto de dados, que não estão em conformidade com os outros itens presentes no conjunto de dados e não correspondem a um padrão projetado ou comportamento esperado. As anomalias também são chamadas de outliers, exceções, surpresas e que geralmente fornecem informações críticas e acionáveis.

Dados

Um valor quantitativo ou qualitativo. Os tipos comuns de dados incluem números de vendas, resultados de pesquisas de marketing, leituras de equipamentos de monitorização, ações do utilizador no Website, projeções de crescimento do mercado, informações demográficas e listas de clientes.

Dados como serviço (DaaS)

Os dados são como um produto. Os provedores de DaaS usam soluções na cloud para fornecer acesso sob procura de dados aos clientes.

Data Center

Instalação física que abriga um grande número de servidores e dispositivos de armazenamento de dados. Os datacenters podem pertencer a uma única empresa ou vender os seus serviços para várias empresas.

Data Warehouse

Repositório de dados para a empresa, mas num formato estruturado após a limpeza e a integração com outras fontes. Os data warehouses normalmente são usados ​​para dados convencionais (mas não exclusivamente).

Data Mining

Identificação de padrões significativos e obtenção de insights em grandes conjuntos de dados, através de técnicas sofisticadas de reconhecimento de padrões. Para obter padrões significativos, os prospetores de dados utilizam estatísticas, algoritmos de machine learning e inteligência artificial.

Dados não estruturados

Dados que não possuem uma estrutura identificável, como texto de mensagens de email, publicações nas redes sociais, arquivos de áudio, etc.

Dados estruturados

Dados organizados de acordo com uma estrutura predeterminada.

Dados em tempo real

Dados criados, processados, armazenados, analisados ​​e visualizados em milissegundos.

Diretrizes éticas de dados

Diretrizes que ajudam as organizações a serem transparentes com os dados, garantindo simplicidade, segurança e privacidade.

E

Entradas

A primeira página que o utilizador visualiza durante uma sessão num website é conhecida como entrada. Podemos ver o número de vezes que uma página foi visualizada em primeiro lugar através de um software como o Google Analytics.

Eventos

Um evento é um tipo específico de comportamento tido pelo utilizador. Como por exemplo: fazer download de um pdf, scroll numa página, visualizar um vídeo, abandonar um campo de formulário, fazer login numa conta ou partilhar um artigo. Este é um termo amplo, que engloba vários tipos diferentes de interações.

F

Funil 

O Funil pode ser definido com uma representação das etapas que um utilizador executa num website desde o momento em que interage com a marca até ao momento em que se torna cliente. Ao monitorizar e analisar um funil, podemos encontrar oportunidades únicas para otimizar o processo de conversão.

Filtro

Os filtros podem ser aplicados quando se está a observar ou analisar relatórios no Google Analytics para incluir um subconjunto de dados (por exemplo, incluir apenas dados de partes específicas do site) ou excluir um subconjunto de dados (por exemplo, excluir as nossas próprias sessões no site) ou para acrescentar dados a um relatório que não apareçam por defeito.

Feed

Um feed de dados pode ser utilizado em várias situações diferentes. Por exemplo, os feeds RSS são utilizados para obter as atualizações mais recentes dos websites.

G

Google Ads

Através da ferramenta de publicidade da Google, Google Ads (ex AdWords), são criadas as campanhas e os anúncios publicitários que serão posteriormente apresentadas pelo Google nas redes: de pesquisa; display; vídeo; aplicações e Google shopping.

Governança de dados

Conjunto de processos ou regras que garantem a integridade dos dados e que as melhores práticas de gestão de dados sejam respeitadas.

Google Analytics

O Google Analytics é um software gratuito de monitorazação de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja online ou blog. O objetivo do Google Analytics não é apenas saber quantos utilizadores acedem ao website e sim, de que forma esses utilizadores se comportam e que ações realizam ao navegarem pelas diversas páginas do Website.

Google Tag Manager

O Google Tag Manager é um software gratuito do Google, através da qual é possível inserir apenas um código no website, que posteriormente permite depois instalar diversos serviços de tracking. Ao centralizar a gestão de códigos no GTM, o marketing ganha autonomia, melhora a produtividade e reduz os custos com TI.

Google Data Studio

O Google Data Studio é uma ferramenta que possibilita a criação de relatórios customizados recorrendo aos dados presentes noutras aplicações do Google, como o Analytics, Ads e Google Sheets.

Goals

Goals ou metas são utilizadas para monitorizar as ações que consideramos mais valiosas que um utilizador pode fazer no website. Por exemplo, assinar a newsletter, submissão de um formulário de contacto ou efetuar o registo como membro. As metas podem ser configuradas no Google Analytics.

H

Histogramas

Representação da frequência dos valores por intervalos.

Hits

São a forma como os dados são enviados ao Google Analytics antes de serem processados em relatórios. O tipo mais comum de hit é a visualização de página no site. Os hits também são enviados para o Google Analytics quando existem outros tipos de interações, como os eventos.

HTML

Linguagem de programação utilizada para criar páginas e aplicações na internet.

Hadoop

Estrutura de software de código aberto que permite armazenar, recuperar e analisar conjuntos de dados muito grandes em clusters de computadores

I

IoT (Internet das Coisas)

Rede de objetos físicos ou “coisas” incorporadas em aparelhos eletrónicos, software, sensores e conectividade para permitir que se obtenha valor acrescentado pelo serviço através da troca de dados com o fabricante, operador e/ou outros dispositivos conectados.

Integração de dados

Processo de combinação de dados de diferentes fontes e apresentá-los em numa única exibição.

Integridade dos dados

Medida de confiança que uma empresa possui na precisão, integridade, pontualidade e validade dos dados.

K

Keywords

Keywords ou palavras-chave são um dos principais componentes em qualquer estratégia de marketing digital. As palavras-chave são muito importantes ao nível do marketing de conteúdo, da publicidade paga (Google Ads) e SEO.

KPI’s

KPI’s é a sigla para Key Performance Indicators ou Indicadores Chave de Performance, em português. De uma forma simples, os KPI’s são indicadores definidos para acompanhar o desenvolvimento das ações que estão a ser desenvolvidas para se alcançar um objetivo específico. Através dos KPI’s conseguimos entender se uma campanha foi ou não bem-sucedida.

L

Limpeza de dados

O processo de rever dados para excluir entradas duplicadas, corrigir erros de ortografia e outros erros, adicionar dados ausentes e fornecer consistência.

Lead

Uma lead pode ser considerado como um potencial cliente. Ou seja, uma lead é um utilizador que num dado momento mostrou interesse pela marca ou serviço/produto e conseguinte forneceu os seus dados (contacto telefónico, nome, e-mail, entre outros).

Landing Page

Uma Landing page ou em português “página de aterragem” é uma página que funciona como página de entrada os utilizadores do website ou para outra página. Normalmente, este tipo de páginas é utilizado com o objetivo de filtrar o público-alvo de determinado produto ou serviço e gerar vendas ou em leads.

M

Machine Learning

Método que permite desenvolver sistemas que podem aprender, ajustar e melhorar com base nos dados que lhes são fornecidos.

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo consiste na produção de conteúdos relevantes para o nosso público-alvo, com o intuito de esclarecer dúvidas ou educar sobre um determinado tema, atraindo, assim, potenciais clientes.

Meta description

É a breve descrição de uma página que aparece nas páginas de resultados após uma pesquisa no Google. Tem como função captar a atenção ajudando a atrair visitantes para o Website.

N

Novos Visitantes

Um novo visitante (ou nova visita) refere-se à primeira vez que um utilizador visita um determinado website.

Nutrição de leads

A nutrição de leads é um dos processos mais importantes do Marketing Digital, uma vez que é fundamental no processo de fazer o cliente descer nos diferentes estágios do funil de vendas e efetuar a conversão.

Nicho

É um segmento de mercado específico em que determinada empresa atua.

O

Outliers

Objeto que se desvia significativamente da média geral presente no conjunto de dados ou combinação de dados. É numericamente distante do restante dos dados e, portanto, indica algo incomum e que requer análise adicional.

Outbound Marketing

Outbound Marketing é considerado o oposto do Inbound Marketing. O Outbound Marketing, remete-nos para o marketing mais tradicional, no qual as marcas “vão atrás” dos consumidores. Um exemplo de Outbound Marketing é, por exemplo, um anúncio de TV ou rádio.

P

Persona

A Persona é bastante importante em qualquer estratégia de marketing digital, tendo em conta que é a representação fictícia do cliente ideal para o negócio. Esta deve ser criada com base em dados realistas de características demográficas de clientes e também baseada nos seus comportamentos, histórias, motivações, objetivos e desafios.

Page views

É um termo muito utilizado no marketing digital que se refere ao número de vezes que uma determinada página é visualizada.

Q

QR Code

Um QR Code ou código de resposta rápida é um código de barras digitalizável que é utilizado para codificar dados como por exemplo um texto ou url.

Query 

É o termo que utilizado para denominar o que um utilizador escreve e pesquisa em motores de pesquisa como o Google, Bing e Yahoo.

R

R

Uma linguagem de programação de código aberto utilizada para computação e gráficos estatísticos.

Reconhecimento de padrões

Identificação de padrões nos dados através da utilização de algoritmos para fazer previsões sobre novos dados provenientes da mesma fonte.

Roi

ROI é a sigla para Return on Investment, ou Retorno do Investimento, em português. Basicamente, o ROI é a diferença entre o valor ganho ou gasto sobre o a verba investida em marketing. Desta forma, sempre que o valor do ROI estiver acima de 1, significa que se está a ter retorno, se estiver abaixo de 1, está a ter prejuízo.

Remarketing

Recurso de publicidade online que permite exibir anúncios para públicos que já tiveram algum tipo de interação com a marca nos meios digitais.

S

SEO

SEO significa Seach Engine Optimization – Optimização para motores de pesquisa com o intuito de subir posições no ranking da SERP. O SEO aplica várias técnicas com o intuito de tornar o site facilmente inspecionado pelo algoritmo do motor de busca.

Software como um serviço (SaaS)

Permite que os fornecedores hospedem uma aplicação e a disponibilizem através da Internet (através da cloud).

SQL (Structured Query Language)

Linguagem de programação utilizada para recuperar dados de um banco de dados relacional.

Sistema de arquivos distribuídos

Sistema de armazenagem de dados destinados a conter grandes volumes de dados em vários dispositivos de armazenagem, o que possibilita diminuir o custo e a complexidade de armazenar grandes quantidades de dados.

Sistema de Gestão de Banco de Dados (DBMS)

Software que recolhe e fornece acesso aos dados em formato estruturado.

T

Taxa de conversão

Se pretende saber qual é a taxa de sucesso da sua campanha, é esta a taxa que deve ser analisada. A taxa de conversão consegue perceber quantas pessoas efetuaram a ação pretendida. Ou seja, se tem como objetivo gerar vendas através de um anúncio, consegue obter a taxa de conversão através do racio entre o número de vendas geradas sobre o número de pessoas que foram atingidas pelo anúncio.

Teste A/B

Em campanhas de marketing como por exemplo o e-mail marketing ou os Facebook Ads, os testes A/B são relevantes já que consistem no lançamento de duas versões do mesmo anúncio ou página web para que posteriormente se possa analisar qual dos dois anúncios teve melhor desempenho.

Tráfego orgânico

Todo o tráfego é considerado orgânico quando é proveniente da pesquisa de palavras- chave no motor de busca e não tenha impulso de anúncios pagos. Assim, quanto mais tráfego orgânico gerado no website melhor será a sua posição no ranking do motor de busca.

Tráfego pago

As visitas nos websites que são geradas através de anúncios e publicidade paga no Google Ads ou Facebook Ads, são consideradas tráfego pago.

Terabyte

Um terabyte são 1024 gigabytes. Um terabyte pode armazenar aproximadamente 300 horas de vídeo em HD.

U

Utilizador

Um utilizador é uma pessoa individual que acede a um Website. Quando um único utilizador efetua várias visitas espaçadas por 30 minutos, ele cria várias sessões.

Users flow

É uma representação visual do caminho digital percorrido pelos utilizadores, ou seja, como se movem e interagem com o website após a sua entrada.

V

Visitas

O termo Visitas refere-se aos períodos individuais que os utilizadores passam no website. Uma visita é normalmente encerrada após 30 minutos de inatividade ou se o utilizador sair do website por tempo superior a 30 minutos (se um utilizador sair do website e retornar dentro do período de 30 minutos, essa interação será contabilizada como parte da visita original).


W

Webinar

Um webinar é um conteúdo no formato de vídeo disponibilizado online. Podem ser feitos webinar de um debate, uma aula, uma apresentação, entre outras situações. Os webinars podem ser gravados ou feitos ao vivo e são um formato de conteúdo comum no universo do marketing digital.

Web Analytics

Termo que se refere ao processo de recolha, análise e mensuração dos dados do tráfego e comportamento dos visitantes, com o objetivo de aperfeiçoar a experiência dos utilizadores e a conversão no website.

Website

Grupo de documentos, conteúdo e / ou media disponíveis na World Wide Web. Os websites são geralmente identificados através do nome do domínio e publicados num servidor web.

X

XiTi

É uma solução gratuita de análise Web que fornece dados e indicadores de desempenho, possibilitando uma visão geral do tráfego de um website.

XML Sitemap

Documento no formato XML que categoriza todas as páginas, publicações, arquivos, etc. relevantes de um website. O sitemap XML foi concebido para ajudar os robôs (dos motores de pesquisa) que fazem o rastreamento a encontrarem facilmente todas as páginas de um determinado website.

Y

Yelp

Plataforma de revisão social e um mecanismo de pesquisa que permite aos utilizadores fazer comentários sobre ou para as empresas.

YouTube

Website de partilha de vídeos, comprado pelo Google em 2006. O YouTube integra a rede de anunciantes do Google e é considerado um dos mecanismos de pesquisa mais populares do mundo.

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