Janeiro 31, 2020

Estratégia de Marketing Digital ou não? Os dados dos consumidores online

Estratégia de Marketing Digital ou não? O negócio dos dados

Nos dias de hoje começa a ser prática comum às empresas em geral, fazer negócio com os dados que recolhem dos seus clientes e vender a outras empresas.

Uma chamada de atenção: vender dados não é uma prática positiva, mas acontece, basta pensar no que passou com o Facebook e mais recentemente com o Avast.
Mas esta constatação é um forte indicador da mais valia que é ter essa informação proveniente da análise dos dados.

Cada vez mais as empresas baseiam as suas ações de marketing em dados. Podemos ficar a conhecer melhor o nosso mercado, os hábitos dos consumidores, o que procuram e como e quando procuram.
Ter esses indicadores é por si só uma vantagem enorme, pois permite segmentar a publicidade por interesses, por necessidade mediante padrão revelado na pesquisa ou até ir ao ponto de mostrar o produto na altura em que seja mais provável a sua compra.

Se grandes empresas como a Google e a Microsoft, entre outras, compram “dados” ou neste caso informações para tomar decisões estratégicas e alavancar o negócio porque não confiamos e analisamos os “nossos” dados. Porque não os utilizamos como indicadores que medem e norteiam o rumo e decisões a tomar.

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A boa notícia é que recolher os dados é grátis. Provavelmente na maior parte dos casos as empresas até já o fazem através do Google Analytics que também é grátis. Se já recolhemos esses dados porque não os analisar e extrair a informação que se tornará uma mais valia?

Pode ser que pensemos “Analisar dados? Isso não é para a minha empresa…” mas porque não?

Atualmente empresas que começam do zero baseiam logo no início a sua estratégia e campanhas de marketing digital na análise de comportamentos e interesses de determinado público-alvo que terá mais afinidade a comprar o seu produto, impulsionando assim o seu crescimento.
A importância dada à informação obtida através dos dados auxiliou a que empresas como a Netflix ou Amazon evoluíssem para o patamar em que se encontram.

Por isso, é importante esta questão: Qual é o custo de analisar os dados que provavelmente já recolhe?

Claramente irá descobrir informações relevantes sobre o seu negócio, que lhe vão permitir otimizar a sua estratégia de marketing digital como um todo, desde otimizar o website, a campanhas de anúncios personalizadas até aos conteúdos que oferece, otimizando ainda o tempo, recursos e investimentos em estratégias de marketing digital.

Quais serão então os entraves que fazem com que ainda não se utilize tanto e se decida com base recolha e análise dos dados?

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