Abril 24, 2020

Como otimizar a taxa de conversão? 5 dicas úteis para aplicar

Como otimizar a Taxa de Conversão

O maior objetivo das empresas é garantir o seu crescimento. Até porque quando as empresas estão estagnadas, existem diversos riscos associados, o que nunca será o pretendido. Consequentemente, encontrar formas de gerar mais tráfego e leads é uma preocupação constante. Isto porque, uma das formas mais eficazes de alcançar os seus objetivos, é permitir que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo, ofertas e soluções!

Como tal, para que seja possível aumentar as suas vendas e conversões, é necessário estar presente nos canais onde os seus potenciais clientes e clientes se encontram e oferecer sempre uma experiência que supere as suas expectativas!

Neste artigo iremos observar 5 passos simples de aplicar para que possa chegar mais próximo dos seus objetivos, mesmo que não tenha muita experiência em marketing digital.

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Se o seu objetivo passa por aumentar o seu número de contactos, leads ou de clientes
pode potenciar o aumento da sua taxa de conversão através do teste e otimização continua da sua estratégia e ações de marketing digital. Então continue a ler!

Uma forma simples para poder potenciar resultados

1º Passo: Qual é o seu objetivo final para cada visitante?

Antes de mais deverá decidir o que quer que o seu visitante faça. Pretende que responda a um questionário, que preencha um formulário, ou que faça uma compra?

Qualquer estratégia que possa elaborar tem sempre objetivos nos quais a mesma é suportada. Assim, uma conversão existe quando um utilizador tem um comportamento que permite que esse objetivo seja concretizado. Ou seja, se o seu objetivo for vender, quando um utilizador finaliza uma compra no seu site, existe uma conversão.

Assim antes de pensar e idealizar a estratégia de marketing que deverá seguir para aumentar as suas conversões, terá de definir quais serão essas ações que executadas sejam mensuradas como conversões!

2º Passo: Simplifique

Agora que já determinou os seus objetivos principais, deverá fazer de tudo para simplificar os passos necessários para que esta ação seja concluída pelos visitantes.

Neste passo terá de ser capaz de analisar as barreiras que os seus utilizadores têm de superar, e claro, minimizar as mesmas. Querendo com isto dizer que o processo para que, por exemplo, o seu cliente faça uma compra, deverá ser o mais simples possível. Deverá eliminar distrações, ou questões desnecessárias, para que o seu visitante não desista de finalizar a compra.

Alguns temas em ter em consideração nesta fase:

  • A informação é clara, simples e curta?
  • A navegação pelo seu site é intuitiva?
  • Os seus dados de contacto (e-mail, telefone, chat) são fáceis de aceder, visualizar e utilizar?

A melhor pergunta que se deve fazer é: “Faria alguma compra através do seu site?”.

3º Passo: Títulos e Subtítulos

Um bom título é uma ferramenta muito poderosa do meu website. Aqui, o seu visitante será informado do conteúdo e se o mesmo lhe será interessante ou não. Os subtítulos permitem agarrar ainda mais o visitante. Para que entenda melhor o produto ou serviço vendido, a solução, ou o conteúdo apresentado.

4º Passo: Call-to-action

Uma call-to-action efetiva terá de ter uma boa oferta por detrás, que de facto tenha valor para o seu target. Caso não seja pertinente, o seu visitante nunca terá interesse em deixar os seus dados.

Retire as distrações desta página, mantendo os elementos absolutamente necessários. O botão clicável, terá que estar bem visível, com um tamanho considerável, e ter um pequeno texto que pressione os seus visitantes a tomarem uma ação rápida. Botões com textos como “enviar” por si só têm um engagement muito reduzido. Faça uso de textos com uma chamada para ação como “compre já”, “subscreva agora, “não fique de fora” ou “agarre a oportunidade agora”, para potenciar o aumento das conversões.

Estes títulos deveram ter as seguintes características:

  • O benefício tem de estar bem claro;
  • Ser bastante objetivo;
  • Estar fortemente relacionado com a promessa inicialmente feita.

5º Passo: Mensurar continuamente

Ter atenção aos resultados, e estar constantemente a mensurá-los é um passo impossível de ignorar em qualquer estratégia de marketing. Para que possa de facto saber o seu impacto, se estamos a atingir o estimado e os esforços estão a ser compensados ou se são necessários ajustes.

E como saber se a sua taxa de conversão está bem? Ou se está baixa? De facto, o valor da sua taxa de conversão é relativo. Depende do seu produto ou serviço, do seu mercado, ou até do tamanho da sua empresa. Contudo, e de forma generalizada, podemos dizer que na grande maioria dos sites, 90% dos seus acessos é perdido.

Conclusão

Não é necessário ser-se um especialista ou guru de marketing digital para saber otimizar a sua taxa de conversão. Como vê tudo o que é necessário é vontade de aprender, testar e resiliência!

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