Como Mensurar o Sucesso nas Redes Sociais

Junho 5, 2020
Junho 5, 2020

Como Mensurar o Sucesso nas Redes Sociais

Como Mensurar o Sucesso nas Redes Sociais das suas Campanhas

Um estudo realizado pela Small Business Trends revelou (num universo de 2,600) que 62% dos proprietários de pequenas empresas dizem que os anúncios no Facebook não funcionam. Contudo, especialistas dizem que o erro está no utilizador e criador das campanhas (Inc.com).

Quando as empresas não veem os resultados que esperam, geralmente é porque não fizeram testes suficientes no texto do anúncio, no visual e na combinação ideal de informações para atingir o público certo“, diz Kristie McDonald, fundadora da Vitruvian Digital Advertising.

Querendo com isto dizer que, se o seu negócio está presente nas redes sociais, é importante que haja medições dos resultados que tem ao seu alcance. Mas não deve medir apenas para ter números para olhar! O poder de avaliar e reconhecer quais as campanhas que estão a ser bem-sucedidas e as que não estão, é muito valioso para que consiga melhorar.

Neste artigo vamos ajudá-lo a iniciar o seu percurso na medição e interpretação dos resultados das suas redes sociais, abordando os seguintes temas:

Tipos de medição nas redes sociais

Antes de percebermos como funcionam as medições temos de saber distinguir os dois tipos de medição existentes:

Análise Contínua:

Aqui existe um monitoramento contínuo que rastreia a atividade e se prolonga ao longo do tempo. Esta análise é necessária para que seja possível acompanhar a conversão geral nas suas plataformas.

Métricas focadas em Campanhas:

Tal como o nome indica são análises de uma campanha que tem um início e fim claros. Estas métricas ajudam a entender o impacto que certas iniciativas de marketing têm no seu negócio.

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As principais redes sociais e as suas métricas

Hoje em dia, quase todas as principais redes sociais têm incorporado no seu perfil uma área de análise de resultados. Claro que algumas são mais completas que outras, mas como um todo, através destes dados consegue receber informações bastante úteis.

– Facebook:

Para aceder a esta área basta clicar em “estatísticas” e terá logo a “visão geral” do Facebook Insights. Aqui poderá analisar diversos fatores, como os ações na página, o alcance e o seu público-alvo.

– Instagram:

O Instagram Analytics não é tão completo como o Facebook, contudo ainda é possível retirar alguns insights importantes, tais como a localização do seu target, o intervalo de idades, e as suas interações.

– LinkedIn:

As ferramentas de análise do LinkedIn oferecem a possibilidade de ver, entre outros dados, a performance das suas publicações, e informações demográficas do seu target.

Métricas essenciais para analisar a sua performance nas redes sociais

– Alcance (quantas pessoas conseguiu alcançar com determinada publicação)

– Volume (número de publicações ou interações que estão a acontecer e que envolvem a sua marca)

– Tráfego (quantas pessoas estão a visitar o seu website devido às suas publicações)

– Taxa de Conversão (quantas pessoas compraram o seu produto, requisitaram um contacto, preencheram um formulário, …)

Engagement (número de likes, partilhas, e comentários de cada publicação a dividir pelo número de pessoas)

Passos a seguir para uma correta medição

Passo #1: Determine os seus objetivos

Antes de iniciar a sua medição é essencial a definição de objetivos. Isto para que possa compará-los com os resultados obtidos e, consequentemente, obter a sua taxa de sucesso.

Deverá então responder a perguntas como: O que está a tentar obter com estes canais de redes sociais? E quais são os mais indicados para estes objetivos?

Passo #2: Selecione as métricas mais indicadas

Seguidamente deverá associar os seus objetivos às métricas que pretende medir. Por exemplo, se pretende analisar o seu engagement, qual deverá ser a métrica que melhor reflete este dado? Serão os gostos? Os comentários? Os cliques? Ou todos em conjunto?

Passo #3: Mensurar

Agora que sabe as métricas que irá seguir, terá de utilizar as ferramentas que capturam estas tais métricas, para que possa começar. Como mencionado anteriormente, muitas das redes sociais têm algum tipo de Analytics que poderá ser utilizado.

Contudo também é recomendável a utilização do Google Analytics.

Passo # 4: Monitorizar

Nesta fase deverá analisar e registar os seus resultados. Utilize os seus objetivos como referência. Quais são as diferenças entre os números reais e os que esperava atingir?

Outra dica: deverá comparar os seus resultados com os resultados dos seus concorrentes.

Passo #5: Testar e Otimizar

Em jeito de conclusão, chegou agora a uma fase crucial no seu sucesso o teste e a otimização contínua. Deverá refletir sobre os dados que recolheu, para que possa melhorar, alterar e depois medir de novo.

Será que o seu conteúdo está a ter o impacto esperado? Os seus objetivos estão a ser alcançados?

Para responder a essas duas perguntas é necessário desenvolver análises e otimizações constantes para que consiga não so acompanhar os resultados como potenciar o seu sucesso nas redes sociais.

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