Junho 12, 2020

Como instalar o Google Analytics com o Google Tag Manager

®  Como instalar o Google Analytics: O Guia prático

Este é um guia prático desenvolvido com o objetivo de lhe poder mostrar que pode criar uma conta de Google Analytics pela primeira vez de uma forma fácil e intuitiva!

A configuração do Google Analytics com o Google Tag Manager é a forma mais fácil de conseguir monitorizar o seu website sem utilizar uma única linha de código.

Desfrute deste guia prático!

O que vai ser abordado neste guia:

1. Instalar o Google Analytics: Por onde começar

Para instalar o Google Analytics precisa de criar uma conta de Gmail. Se apenas têm uma conta de Gmail pessoal, é recomendável que seja criado um e-mail profissional ou empresarial para o efeito.

2. Aceda à página do Google Analytics

Aceda à página do Google Analytics e coloque os seus dados de acesso da sua conta Gmail.

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3. Fazer o login

Depois de fazer o login será direcionado para uma página de boas-vindas do Google Analytics. Clique no botão “Configurar gratuitamente” para continuar.

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4. Definir os detalhes da conta

De seguida será direcionado para a página de criação de conta, onde deverá preencher os “Detalhes da conta” e confirmar as “Definições de partilha de dados da conta”.

  • Detalhes da conta

Escolha um nome que identifique a conta facilmente. Pode ser o nome da sua empresa/negócio ou, se for um website pessoal, o seu primeiro e último nome.

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  • Definições de partilha de dados da conta

Por predefinição, as definições de partilha de dados já se encontram selecionadas. O consentimento da partilha é importante para que o Google e os seus especialistas possam analisar os dados do seu website. Clique no botão “Seguinte” para continuar.

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Nota importante:
A partir de uma única conta Gmail poderá criar várias contas de Google Analytics para obter dados e relatórios separados de diversos websites. Pode ainda dar diferentes acessos à sua equipa de Marketing ou agência externa (Editar, Colaborar, Ler e analisar, Gerir utilizadores) seguindo os seguintes passos: Google Analytics > Administração > Conta > Gestão de utilizadores da conta > Adicionar utilizadores ou grupos de utilizadores.

5. Escolher a plataforma a medir

O próximo passo será decidir o que pretende medir, onde pode escolher uma de três opções possíveis: Medir o website; Medir aplicações para iOS e Android ou Ambos. A primeira opção é aquela que, por predefinição, já se encontra selecionada. Clique no botão “Seguinte” para continuar.

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6. Os detalhes de propriedade

De seguida deverá preencher os “Detalhes de propriedade”:

  • Nome do Website

Escolha um nome que identifique o seu website ou o da sua empresa. Caso tenha mais do que um website, é importante utilizar um nome identificativo para não confundir os diferentes websites.

  • URL do Website

Escolha o protocolo que o seu website tem: http ou https. É recomendável que o seu site tenha o protocolo de segurança SSL para que possa ser confiável para os visitantes do site e para o motor de busca do Google. Depois coloque o URL do seu website. Neste exemplo, utilizei o URL: www.digitalmarketinganalytics.pt

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  • Categoria do setor

Escolha uma opção mais adequada para a “Categoria do setor”. Não é obrigatório escolher uma opção, mas se o fizer poderá receber posteriormente insights mais adequados para o seu negócio.

  • Fuso horário

Escolha o país e o fuso horário do seu país de origem. Em alternativa, poderá colocar o país e fuso horário do seu principal target. No entanto, esta configuração não é obrigatória. De seguida, clique no botão “Criar”.

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  • Contrato de Termos de Utilização do Google Analytics

Depois irá surgir um pop-up para aceitar os Termos de Utilização do Google Analytics e os Termos de Proteção de Dados entre Controladores de Medição da Google. Leia os termos e depois clique em “Aceito”.

7. Aceitar os termos

Depois dos termos aceites, irá ser direcionado para uma página onde terá acesso aos códigos de instalação. Guarde o “ID de Controlo”, pois irá precisar dele para a próxima etapa.

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A primeira etapa já está completa!

A próxima etapa é instalar o código de tracking (rastreamento) do Google Analytics no seu website.

Existem três formas principais de o fazer:

  1. Instalar manualmente o código no website;
  2. Instalar um plugin do Google Analytics compatível com o seu CMS (WordPress, Joomla, Magento, etc.);
  3. Através do Google Tag Manager (GTM).

Como o objetivo do guia é simplificar ao máximo, vamos escolher a terceira opção. Acompanhe de seguida o passo-a-passo.

®  Configurar o Google Analytics com o Google Tag Manager

1. O Google Tag Manager

Aceda à página do Google Tag Manager e inicie a sessão com a sua conta de Gmail. Vai ser direcionado para a página inicial do Google Tag Manager. Clique em “Criar conta” no canto superior direito para continuar.

como-instalar-o-google-analytics-com-google-tag-manager2. Configurar a conta

De seguida será redirecionado para a página de criação de conta onde deve preencher algumas informações básicas:

  • Configuração da conta

Preencha o nome da conta (pode ser o mesmo que utilizou anteriormente para a criação de conta no Google Analytics) e selecione o seu país de origem. Existem várias formas de organizar o seu Google Tag Manager, no entanto é recomendável que crie uma conta para cada website.

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  • Configuração do contentor

Um contentor é o sítio onde ficam armazenadas todas as tags, triggers e variáveis. É através do contentor que o GTM irá ler todas as tags do seu website, aplicação (iOS ou Android) ou AMP. Escolha um nome para o contentor (por exemplo, Website) e selecione a plataforma de segmentação mais adequada. Depois, clique em “Criar”.

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  • Contrato de Termos de Utilização do Gestor de Etiquetas do Google

Leia e aceite os Termos de Utilização do GTM e depois clique em “Sim”.

3. O código de instalação em Html (não se assuste não vamos precisar dele 😊)

De seguida, surgirá um pop-up com códigos HTML. Como vamos seguir outra via mais simples, pode ignorar este pop-up e seguir o passo seguinte.

como-instalar-o-google-analytics-com-google-tag-manager4. A Interface do Google Tag Manager

Para adicionar etiquetas (tags) ao contentor, no espaço de trabalho clique no quadro “Nova etiqueta”.

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5. Configurar as etiquetas

Clique no campo “Configurações da etiqueta” e adicione a etiqueta “Google Analytics: Universal Analytics”. De seguida, nas “Definições do Google Analytics” clique em “Nova variável…”.

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6. Configurar as variáveis

Para configurar a variável, coloque o ID de Controlo que é fornecido pelo Google Analytics. Se não o encontrar, siga os seguintes passos: Google Analytics > Administração > Propriedade > Informações de acompanhamento > Código de acompanhamento > Copie o ID de Controlo. Depois de colar o ID, clique no botão “Guardar” e depois em “Guardar” novamente.

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7. Configurar os acionadores

Voltando à página da configuração da etiqueta, clique no campo “Acionadores” e escolha a opção “All pages”.

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8. Definir o nome da etiqueta criada

Depois clique no botão “Guardar”, mude o nome da etiqueta para “Google Analytics – Visualização de página” e clique novamente em “Guardar”.

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9. Terminar a configuração

Para terminar a configuração é muito importante clicar no botão “Enviar” no ambiente de trabalho, e depois no botão “Publicar” para publicar as novas alterações.

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Foi fácil chegar até aqui?? Espero que sim 😊
Agora só falta mais um pequeno passo, que é efetivamente permitir que o Google Tag Manager (GTM) acesse o seu website e possa monitorizar os dados. O passo seguinte é adequado caso tenha um website desenvolvido em WordPress.

10. Instalar o plugin Google Tag Manager no nosso site em WordPress

Na barra de trabalho, copie o código da sua conta de Google Tag Manager, que deve ter o seguinte aspeto “GTM-T2Z74R6”. Instale o plugin “DuracellTomi’s Google Tag Manager for WordPress” através do Menu WordPress > Plugins > Adicionar novo. Depois de instalado, clique em “Ativar”.

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11. Colocar o código do Google Tag Manager

No Menu do WordPress, clique em “Configurações” e depois “Google Tag Manager”. Cole o código do GTM na caixa de texto “Google Tag Manager ID” e deixe o “Container code placement” predefinido em “Custom”. De seguida, clique em “Guardar alterações”.

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E já está tudo configurado! 😊Agora só falta verificar se está tudo a funcionar corretamente!

Verificar se o Google Tag Manager está a funcionar corretamente

1. A extensão do Google Chrome – Tag Assistant

Instale a extensão para o Google Chrome “Tag Assistant (by Google)” para verificar se está tudo a funcionar corretamente. Aceda ao link anterior e clique no botão “Instalar” e depois em “Adicionar extensão”. Carregue no separador criado com o símbolo  e clique em “Done”.

2. Como saber se está a funcionar?

Vá para a homepage do seu website e carregue novamente no símbolo . Carregue no botão “Enable”. Depois, atualize a homepage do seu website para que o Tag Manager comece a analisar. O símbolo de Google Tag Manager deverá aparecer nos resultados a verde para indicar que tudo está a funcionar corretamente.

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Espero que tenha gostado deste Guia Prático e que lhe seja muito útil!

Terei todo o gosto em saber a sua opinião e sugestões, assim como esclarecer alguma dúvida que surgir!

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